, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Um estudo sobre as competências profissionais de professores de matemática do Ensino Médio valorizadas por uma “boa” escola (CO)
Vanessa Franco Neto, Marcio Antonio Silva

Última alteração: 2011-02-17

Resumo


Esta pesquisa objetiva analisar quais características dos docentes de matemática do Ensino Médio são valorizas ou desvalorizadas pelos gestores de uma escola que obteve um ótimo desempenho no ENEM 2009. Simultaneamente, buscaremos evidências da influência da cultura da performatividade no colégio investigado. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com a coordenadora pedagógica e a supervisora do ensino médio da referida instituição de ensino. Para a análise dos dados, categorizamos as transcrições a partir das competências profissionais para ensinar, elencadas por Perrenoud (2000) e indícios da cultura da performatividade, segundo o conceito de Ball (2005). Verificamos que as competências valorizadas são influenciadas diretamente pela necessidade de obter bons resultados em avaliações internas e externas. Também constatamos que boa parte das ações da equipe gestora sobre o corpo docente consiste em “alinhar” estes professores de acordo com um objetivo preponderante: aprovar seus estudantes nos mais concorridos vestibulares do país.

Palavras-chave


educação matemática, professores de matemática, competências profissionais, cultura da performatividade, avaliações externas.

Texto completo: PDF