, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Analisando a construção e a interpretação de gráficos e tabelas por estudantes do Ensino Médio Regular e EJA: um estudo comparativo (CO)
Fabiano Fialho Fialho, Luciana Alcântara Alcântara

Última alteração: 2011-04-29

Resumo


Resumo: O artigo em questão discutiu o desempenho de dois grupos, de 30 alunos cada, sendo um deles formado por estudantes do 1º ano do Ensino Médio Regular (GT1) e o outro de alunos do EJA (GT2) correspondentes ao mesmo ano escolar do Ensino Médio, assim como no estudo feito por Pagan e Magina (2010) intitulado O Ensino de Estatística a Partir da Interdisciplinaridade: Um Estudo Comparativo. O estudo de Pagan e Magina (2010) se deu em três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. O nosso estudo consiste em uma replicação do pré-teste dessas autoras, sendo que com sujeitos diferentes. Os componentes de nossa pesquisa foram submetidos a um questionário através do qual realizamos uma análise dos conhecimentos sobre os elementos estatísticos estudados (construção de gráficos e tabelas e leitura e interpretação de dados em gráficos e tabelas), observou-se que o grupo GT1 apresentou desempenho mais significativo do que o grupo GT2 em atividades de construção e interpretação de gráficos e tabelas.

Palavras-chave: Ensino Médio, Construção de Gráficos e Tabelas, Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas, Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Palavras-chave


Educação Matemática

Texto completo: PDF