, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Piaget, Dienes E A Secretaria De Educação Da Prefeitura De São Paulo Em Tempos Do Movimento Da Matemática Moderna (CO)
Denise Medina Medina De Almeida França

Última alteração: 2011-05-03

Resumo


O texto objetiva tentar compreender como historicamente foi construída a representação de como ensinar aritmética, no período de vigência do ideário do MMM[1], fundamentadas nas ideias de Zoltan Paul Dienes[2]. Assim, realizamos uma discussão de modo a identificar como foi produzida, nas publicações oficiais expedidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME - SP), no período de 1960 a 1980, a necessidade de alterações metodológicas para o ensino de Matemática. Procuramos, mesmo que de maneira resumida, compreender como as ideias·do autor foram apropriadas pelos seguidores do MMM e concretizadas em formas de prescrições técnicas e metodológicas para professores, nas publicações oficiais.


[1] Movimento internacional que se torna conhecido como ‘Movimento da Matemática Moderna’ – MMM. Suas propostas para as séries iniciais, influenciadas pela epistemologia piagetiana,  acaba por secundarizar os conteúdos matemáticos, centrando atenção no desenvolvimento psicológico, à luz da evolução das estruturas cognitivas dos alunos. (Valente, 2010).

[2].Doutor em Matemática e Psicologia, húngaro nascido em 1916, cujas ideias fundamentaram os documentos oficiais brasileiros estudados. (Medina, 2010).


Palavras-chave


ensino de aritmética, Movimento da Matemática Moderna, séries iniciais, publicações oficiais

Texto completo: PDF