, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Analisando a prática lectiva focando o conhecimento profissional do professor. O caso de Maria (CO)
Miguel Ribeiro

Última alteração: 2011-02-25

Resumo


A forma como encaramos, e desenvolvemos, a prática lectiva encontra uma relação estreita com o nosso próprio conhecimento profissional. Este conhecimento pode ser assumido constituido por uma multipicidade de dimensões, entre as quais se podem incluir as cognições (crenças, objectivos e conhecimentos – mathematical knowledge for teaching) e os tipos de comunicação matemática promovidos. Estas são encaradas como dimensões fulcrais pois encontram-se entre as que, de forma mais directa, influenciam o decurso da prática.

Neste texto analiso e discuto a prática de uma professora, focando as dimensões do seu conhecimento profissional, as relações que se verificam entre estas e o seu impacto nessa prática. Os resultados apontam para uma estreita relação entre as acções que desenvolve, as cognições que revela e a comunicação que promove. Este estudo de caso permite perspectivar algumas potencialidades para o foco nestas dimensões do conhecimento profissional (de forma conjunta) na e para a formação de professores.


Palavras-chave


Conhecimento profissional; crenças; objectivos; mathematical knowledge for teaching; tipos de comunicação matemática promovidos

Texto completo: PDF