, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Validação de uma escala de autorregulação de estratégias de memória na aprendizagem de estatística de estudantes universitários (CO)
Maria Helena Palma Oliveira, Felipe Franco Gabriel, Carla T. Pardal Pestana

Última alteração: 2011-04-13

Resumo


Investigou-se as estratégias de memória na autorregulação da aprendizagem de estatística por meio de escala aplicada a 188 universitários de cursos tecnológicos de São Paulo. Objetivou-se validar a escala (segunda aplicação) por meio da técnica de análise fatorial. O coeficiente alfa de Cronbach (0,748) indicou consistência interna mediana. A autorregulação da aprendizagem, sob o enfoque sociohistórico, é um comportamento autoconsciente, dependente do domínio pelo aluno de instrumentos culturais específicos. Definiram-se três dimensões da escala: domínio relativo de estratégias; ausência de estratégias e autonomia de estratégias, revelando posicionamentos/ações que ampliam a capacidade de memória: fazer/consultar anotações; ler textos/materiais; grifar/copiar e esquematizar textos/materiais de estatística. O autoconhecimento sobre o uso de estratégias de memória possibilita ao aluno refletir sobre seus processos de aprendizagem; permite, ainda, ao professor de estatística, revisão de suas práticas pedagógicas no sentido de orientar e acompanhar o aluno no desenvolvimento contínuo de estratégias de memória na aprendizagem.


Palavras-chave


aprendizagem de estatística, estratégias de memória, autorregualão da aprendizagem, cursos tecnológicos, educação estatística

Texto completo: PDF