, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
A representação social da educação matemática e do curso para alunos de ensino médio de escola pública de São Paulo (CO)
Flávio Fernandes dos Santos, Maria Helena Palma de Oliveira

Última alteração: 2011-03-16

Resumo


Estudou-se a representação social da educação matemática e do curso para alunos de 1° e 2° anos do Ensino Médio de escola pública de São Paulo. A representação social, produto e processo de atividade de construção mental do real, contribui na formação  de  condutas sociais. O instrumento de coleta, preenchido em sala de aula por alunos de duas turmas do período da manhã e duas da noite, abordou: comportamentos mais comuns em sala de aula; interesse e importância das aulas de matemática em relação ao futuro e  representação da escola e do ensino médio. Os comportamentos mais comuns em sala de aula são indisciplina, desinteresse, desrespeito. Coerentemente à representação social que têm da escola/professor de matemática, atribuem ao professor a responsabilidade pela mudança: metodologia, prática docente, postura, atitude motivadora. Concluiu-se que o campo de representação do aluno está de acordo com a visão tradicional das práticas docentes em educação matemática.


Palavras-chave


educação matemática; representação social; representação social da educação matemática; ensino médio; escola pública; alunos do ensino médio

Texto completo: PDF