Última alteração: 2011-06-09
Resumo
A presente pesquisa investigou como é possível construir ou aprimorar
o pensamento lógico-matemático e espacial através do desenvolvimento
de habilidades através de jogos e atividades lúdicas. Os objetivos
referiram-se a associar geometria a construções, obras de arte e
outros setores do cotidiano e da vida escolar; identificar e aplicar
as relações métricas das peças do Tangram; obter formas identificáveis
espontaneamente a partir das peças do Tangram; estimular o raciocínio
lógico-matemático desencadeando a aquisição de habilidades e
competências no pensamento numérico e relacional através do Sudoku.
Participaram desta pesquisa-intervenção estudantes de duas escolas de
Bagé-RS num total de 28 alunos; 16 docentes e 25 acadêmicos do curso
de Matemática. Enfocamos aqui apenas as considerações acerca dos
alunos das séries finais do ensino fundamental. A análise de dados
coletados através da observação participante, dos registros semanais e
da gravação de uma entrevista evidenciou agilidade de raciocínio e
melhora no desempenho escolar.