, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Currículos prescritos de uma instituição de ensino superior brasileira: um estudo de caso sobre as mudanças ocorridas na última década (CO)
José Wilson Santos, Marcio Antonio Silva

Última alteração: 2011-03-16

Resumo


Este artigo tem por finalidade compreender as mudanças ocorridas no currículo prescrito do curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública brasileira, no período de 2000 a 2010, no prisma de um professor do curso que atuou nas quatro reformulações dos projetos pedagógicos que existiram até agora, buscando evidenciar algumas influências e motivações que impulsionaram as reestruturações dos Projetos Pedagógicos (PP’s) do curso, neste período. Analisando as transcrições das entrevistas feitas com nosso sujeito de pesquisa pretendemos abordar aspectos de ordem curricular, pedagógica e da cultura escolar. Concluímos que ainda existe um forte traço dicotômico entre teoria e prática, bem como entre as disciplinas pedagógicas e específicas. No entanto, constatamos um movimento de um grupo de educadores matemáticos atuando nas reformulações mais recentes, o que está provocando uma mudança na identidade do curso.

Palavras-chave


educação matemática, licenciatura em matemática, formação de professores de matemática, currículos, currículo prescrito.

Texto completo: PDF