, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Análise do desempenho de licenciandos em Matemática na resolução de problemas (CO)
Nelson Antonio Pirola, Marcelo Carlos de Proença

Última alteração: 2011-05-01

Resumo


O objetivo da pesquisa foi investigar a seguinte questão: Qual o desempenho de licenciandos em Matemática na resolução de problemas? Quais conhecimentos possuem sobre aspectos da resolução de problemas? Coletamos os dados por meio de uma prova de matemática, formado de 10 problemas. Além disso, selecionamos seis licenciandos para serem entrevistados. Os dados foram tabulados e dispostos em gráficos e quadros, seguindo uma análise qualitativa. A análise dos dados mostrou uma nota baixa da turma de licenciandos na prova de matemática, 5,58 (0 a 10 pontos). Uma dificuldade apontada na resolução de dois problemas dessa prova foi em relação à representação incorreta dos dados. Na análise das entrevistas, quatro dos seis participantes apresentaram ideias corretas sobre o significado de problema. Mencionaram, corretamente, o fato de não ser algo imediato e que precisa da elaboração de uma estratégia.

Palavras-chave: resolução de problemas, licenciatura em matemática, futuro professor de matemática, ensino-aprendizagem da matemática, problemas de matemática.


Palavras-chave


resolução de problemas; licenciatura em matemática; futuro professor de matemática; ensino-aprendizagem da matemática; problemas de matemática

Texto completo: PDF