, XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
Concepções, percepções, facilidades e dificuldades da aprendizagem de álgebra dos futuros professores de matemática (CO)
Flávio Souza Pires, Maria Carmo Sousa

Última alteração: 2011-03-14

Resumo


O objetivo desta comunicação é apresentar parte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento desde 2010, tendo como pano de fundo a análise prévia das respostas dos colaboradores a uma questão do questionário proposto.  O principal objetivo da pesquisa é analisar como vem se constituindo as concepções de futuros professores de Matemática em relação ao ensino de álgebra na Educação Básica. A questão que norteia o estudo é: Quais concepções futuros professores de Matemática vêm constituindo sobre o ensino da linguagem algébrica na Educação Básica, a partir das vivências que tiveram e têm, durante a graduação, incluindo-se nestas vivências a participação em grupo de estudo sobre o ensino de álgebra na Educação Básica? A pesquisa é qualitativa de natureza analítico-descritiva. Os colaboradores da investigação são licenciandos dos cursos de Matemática da região de São Carlos/SP que já realizam estágios nas escolas da Educação Básica.


Palavras-chave


Concepções de Álgebra e Educação Algébrica; Formação Inicial de Professores de Matemática; Educação Matemática; Formação de Professores; Ensino de Álgebra

Texto completo: PDF