Programa

CONFERENCIAS PLENÁRIAS

Michèle Artigue (Francia)

Investigadora do mais alto nível internacional, contribuiu notavelmente com a Engenharia Didática, um tema de grande influência nas investigações e na prática da Educação matemática.

Foi até 2009 presidente da International Commission of Mathematical Instruction (Comissão Internacional de Ensino da Matemática) ICMI.

Sua primeira área de investigação foi a lógica matemática (recursividade) e logo modelos não estándares para a aritmética, se dedicou para a Educação Matemática onde investigou a aprendizagem e ensino de números e geometría na escola, e ensino e aprendizagem na Universidade, especialmente na didática do Cálculo e Análise. Por mais de 20 anos se dedicou a investigações sobre a integração de tecnologias computacionais na Educação Matemática.

Contribuiu com vários temas importantes: Engenharia Didática, relação entre Epistemología e Didática, e mais recentemente no desenvolvimento de um enfoque instrumental na didática da Matemática. Esta investigação produziu mais de 9 livros (como editora o coeditora), 33 artigos em revistas internacionais, 22 contribuições em livros e, muitas outras publicações.

Bill Barton (Nueva Zelanda)

Sua área de investigação principal é Matemática e Cultura (Etnomatemática), especializando-se mais recentemente em Matemática e Linguagem. Isto inclui 15 anos de investigação e desenvolvimento no vocabulário matemático Maorí, desenvolvido em torno do tema mais geral da comunicação de matemática em línguas distintas  dos indoeuropeus. Uma segunda área de investigação é a Educação Matemática no Ensino Superior, e uma terceira é a aprendizagem matemática em inglês por estudantes que não têm o inglês como sua língua materna.

Bill Barton coordena dois projetos: um da International Mathematical Union IMU e um da International Comission on Mathematical Instruction ICMI. O projeto Pipeline é um exame do progresso de estudantes de matemática para comprender como esses progressos avançam no tempo e quais são as forças que influenciam esse tipo de avanço. O projeto Klein produzirá um livro inspirador e recursos on-line para professores do ensino secundário relacionando o campo da investigação matemática com o currículo escolar.

Bill é professor do  Mathematics Department de la University of Auckland, e se tornou presidente do ICMI en Janeiro de 2010.

Ubiratan D’Ambrosio (Brasil)

É professor Emérito da UNICAMP do Brasil e está vinculado a muitas universidades e instituições educativas no Brasil.

Expresidente do Comitê Interamericano de Educação Matemática CIAEM.

Uma das figuras mais relevantes da Educação Matemática na América Latina, impulsionador de muitos grupos de trabalho, escritor incansável, tutor e inspirador de muitos profissionais de Educação Matemática do Brasil.

Fundador da Etnomatemática.

Ubiratan D'Ambrosio desenvolveu um rol pioneiro no desenvolvimento de perspectivas de investigações sensíveis aos contextos sociais, culturais e históricos no ensino  e aprendizagem da matemática, assim como, sua insistência em prover uma Educação matemática de qualidade para todos. Ubiratan D'Ambrosio foi Vicepresidente da International Commission of Mathematical Instruction (Comissão Internacional de Ensino da Matemática) ICMI entre 1979-1983 e logo foi presidente do International Study Group of the Relations between History and Pedagogy of Mathematics (Grupo de Estudos sobre a relação entre história e pedagogia da matemática) durante muitos anos.

Foi também presidente da Sociedade Latinoamericana de História das Ciências e Tecnologias.

Recebeu por seus méritos o Prêmio Felix Klein 2005 do ICMI.

Mogens Niss (Dinamarca)

É professor de Matemática e Educação Matemática da Roskilde University (RUC) na Dinamarca.

Seu campo de investigação é a Educação Matemática, onde publicou mais de 100 artigos em revistas e livros, e livros. Seu interese de investigação está focado no problema de justificativas para a Educação Matemática, em aplicações e modelagem no ensino e aprendizagem em Educação Matemática como uma disciplina científica, e nas competências matemáticas para a Educação Matemática.

Esteve no Comitê Executivo da International Commission of Mathematical Instruction ICMI entre 1987 e 1998, 8 anos como secretário geral. Foi o presidente do Comitê Internacional do programa do ICME-10, Copenhagen, Dinamarca, 2004, e o editor chefe das Memórias deste evento. Foi membro do Comitê internacional do programa do ICME-11 (Monterrey, México, 2008) e é o presidente do Comitê de prêmios do  ICMI encarregado da seleção de ganhadores dos prêmios Felix Klein e Hans Freudenthal.

Formou parte do grupo de "expertos" das provas PISA da OECD, onde teve um destacado trabalho no ano de 2003, trabalho muito significativo internacionalmente. No ano de 2003, lhe foi conferido o título de Cavaleiro da orden da Bandeira Danesa ("Ridder af Dannebrog").

Alan Schoenfeld (Estados Unidos)

Schoenfeld ocupa a cátedra Elizabeth and Edward Conner em Educação, é um professor do Departamento de Matemática da Universidade da California (UCLA) em Berkeley.

Um dos principais  exponentes da Resolução de Problemas na Educação Matemática (autor do influente livro Mathematical Problem Solving).

Foi presidente da American Educational Research Association e vicepresidente da National Academy of Education (EEUU). Foi o  autor principal, para os 9 a 12 anos, dos Principios y Estándares en la Educación Matemática del National Council of Teachers of Mathematics dos Estados Unidos. É um Fellow da American Association for the Advancement of Science e Laureado de Kappa Delta Pi.

A investigação de Schoenfeld trata sobre pensamento, ensino e aprendizagem com ênfase na Matemática. Suas investigações atuais enfocam os temas de equidade e diversidade na educação matemática. Schoenfeld é conselheiro maior da Educational Human Resources Directorate de la National Science Foundation.

É investigador principal da Diversity in Mathematics Education (DiME) Center em UCLA, Berkeley.

CONFERENCIAS PARALELAS ESPECIALES

img1

Carmen Batanero (Espanha)

Catedrática do Departamento de Didática da Matemática da Universidade de Granada, coordena, nessa Universidade, um grupo de investigação sobre Educação Estatística, dirigindo projetos de investigação e teses doutorais sobre Educação Estatística, tema que tem publicado numerosos trabalhos.Foi Presidenta da Associação Internacional para a Educação Estatística (IASE), membro do Conselho do Instituto Internacional de Estatística (ISI), e membro do Comitê Internacional para a Instrução Matemática (ICMI). Fundou a revista  Statistics Education Research Journal e colabora como editora associada em outras revistas internacionais.
Presidiu o comitê científico da IASE Round Table Conference on Training Reseachers in the Use of Statistics, o 6º Congresso Internacional de Ensino da Estatística (ICOTS-6) e o Joint ICMI-IASE Study: Teaching Statistics in School Mathematics. Coordena na atualidade a edição de uma monografia, resultante deste último congresso, que se publicará em 2011, na série ICMI Study de Springer. Colaborou com o comitê científico de outros congressos internacionais de educação matemática e estatística. É membro honorário da IASE.

img3

Juan Díaz Godino (Espanha)

Desde 1977 vem trabalhando como professor de Matemática e Didática da Matemática para a formação de professores. Atualmente é Catedrático da Universidade na área de Didática da Matemática, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada. Coordena um grupo de investigação sobre os fundamentos teóricos e metodológicos de investigação em didática da Matemática, ministra cursos de doutorado sobre esse tema e já dirigiu várias teses doutorais sobre Educação Matemática.

Desde 1993 vem desenvolvendo um marco teórico específico sobre o conhecimento e a instrução matemática que está sendo reconhecido a nível internacional através de publicações nas principais revistas da área de conhecimento (Educational Studies in Mathematics, Recherches en Didactiques des Mathématiques, For the Learning of Mathematics, The International Journal on Mathematics Education, etc.). Uma seleção de seus trabalhos está disponível na página web do grupo: http://www.ugr.es/local/jgodino
img2

Jaime Carvalho e Silva (Brasil)

Doutor em Matemática Pura (Análise) pelas universidades de Paris 6 e Coimbra. Professor Associado do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal. Leciona disciplinas de Matemática, Didática e História para Engenheiros e Futuros Professores de Matemática. É coordenador do Centro de Competência TIC "Softciências" (Coimbra).  Membro da comissão coordenadora do Seminário Nacional de História da Matemática (Portugal). Autor de manuais escolares de Matemática para o Ensino Básico, Secundário e Superior. Coordenou, em 1995 e 2001, as Equipas Técnicas que elaboraram os programas de Matemática para o Ensino Secundário de Portugal de 1997 e 2003. É Secretário-Geral da ICMI-International Commission on Mathematical Instruction para o triénio 2010-2012.

img4

Terezinha Nunes (Brasil-Inglaterra)

Terezinha Nunes é professora de Ciências da Educação do  Departamento de Educação da Universidade de Oxford, e membro da universidade de Manchester Harris. Fez sua licenciatura no Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorado na Escola de Pós-graduação do Centro Universitário, Universidade da Cidade de Nova York. Sua investigação abarca os âmbitos da alfabetização das crianças e aritmética, incluindo a aprendizagem de crianças com problemas de audição. Seu foco de análise abarca tanto os aspectos cognitivos e culturais, com interesse particular em temas relacionados com a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Foi premiada como investigadora pela Academia Britânica e recebeu um prêmio por sua monografía sobre "Pobreza e Alfabetização" (Alfabetización y la Pobreza) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências.

Dani Ven-Zvi (Israel)

Dr Dani Ben-Zvi is a senior lecturer in the Mathematics Education Department as well as The Learning, Instruction and Teacher Education Department of the Faculty of Education at the University of Haifa, Israel. He is also Head of the Innovative Technologies in Education Graduate Department and of the Online Teaching Unit of the University of Haifa. He is a leading international scholar on statistical thinking and on students' learning with technological tools.
His research interests draw upon two central aspects of human life: Statistical thinking and technology. Dani studies (a) students' statistical learning and the development of their statistical reasoning as it occurs in the social context of the classroom; and (b) the role of innovative technological tools in offering new forms of understanding, learning and communicating.
Dr. Ben-Zvi contributes to the consolidation of the new and emerging field of statistics education. He is a co-founder and co-chair (with Prof. Garfield, USA) of the International Collaboration for Research on Statistical Reasoning, Thinking, and Literacy (SRTL) – an international professional organization which, since 1999, runs a series of biannual research forums and scientific activities and publications, sponsored by various prestigious academic institutions. The Research Forums offer an opportunity for a small, interdisciplinary group of experienced and emerging scholars from around the world to share their in-progress work, discuss important issues, and initiate international collaborative projects. These Forums have significantly advanced the understanding of statistical reasoning, and had a significant impact on the statistics education community.

http://sites.google.com/site/danibenzvi/

Bernard R. Hodgson (Canada)

Bernard R. Hodgson is Professeur titulaire at Université Laval, Québec.  His research/teaching interests include mathematical logic and theoretical computer science, mathematical education, and history of mathematics.  His work in education concerns particularly the mathematical preparation of teachers and the roles of technology and of history in mathematics teaching and learning.  He has played key roles in a number of organizations, including as Vice-President of the Canadian Mathematical Society, President of the Canadian Mathematics Education Study Group, and Secretary-General, from 1999 to 2009, of the International Commission on Mathematical Instruction (ICMI).  He has also been a member for six years, including as President from 2005 to 2009, of a commission responsible for the quality assessment of all new university programmes proposed to be established in the province of Québec.  He was an invited speaker at the International Congress of Mathematicians (1990 and 1998) and at ICME-7 (1992), and will deliver a plenary lecture at ICME-12 (Seoul, 2012).

Peter Bryant (United Kingdom)

Peter Bryant is a developmental psychologist, whose research is about children’s perception and their logical understanding. He is currently a Senior Research Fellow at the Department of Education in Oxford University and was previously the Watts Professor of Psychology in the Department of Experimental Psychology at the same university. He is a Fellow of the Royal Society. He was the founding editor of the British Journal of Developmental Psychology and later the editor of Cognitive Development. His books include: Perception and Understanding in Young Children (Peter Bryant);  Children’s Reading Problems (Peter Bryant & Lynette Bradley);  Rhyme and Reason in Reading and Spelling (Peter Bryant & Lynette Bradley), Phonological Skills and Learning to Read (Usha Goswami & Peter Bryant), Improving Literacy by Teaching Morphemes (Terezinha Nunes & Peter Bryant);  Children Doing Mathematics (Terezinha Nunes & Peter Bryant) and Children’s Reading and Spelling: Beyond the First Steps ((Terezinha Nunes & Peter Bryant). He and Terezinha Nunes recently wrote a report for the Nuffield Foundation on Children’s Understanding of Probability.

Raymond Duval (France)

After studying philosophy and psychology, he worked at the IREM of Strasbourg from 1970 to 1995. Then as a professor at the university of Littoral/Côte d’Opale (ULCO) he taught at the UIFM for the teacher training. He is now Emeritus Professor of ULCO. His main research areas have been text comprehension, the various kinds and practices of reasoning, issues about the introduction of proof, and the cognitive processes which are specific to the geometrical visualization, to the qualitative interpretation of graphs and to iconic representations. This led him to develop a model of the cognitive thinking required by the mathematical activity. Sémiosis et pensée humaine, published in 1995 and translated in Spanish, provides a first comprehensive exposition of this model. He founded the review Annales de Didactique et de Sciences cognitives in 1988. His publications are in many reviews, including Educational Studies in Mathematics and Recherches en Didactique des mathématiques. He participated also as an author in several books.

 

Paulus Gerdes (Mozambique)

O professor titular Paulus Gerdes tem leccionado nas Universidades Eduardo Mondlane e Pedagógica (Moçambique). Desempenhou os cargos de Director da Faculdade de Educação (1983-1987) e da Faculdade de Matemática (1987-1989) da Universidade Eduardo Mondlane e de Reitor da Universidade Pedagógica (1989-1996).  Foi professor visitante nas Universidades de Geórgia (EUA, 1996-1998), de Paris (1999) e de São Paulo (UNESP, 1988; USP, 2011). Desde 1998 dirige o Centro Moçambicano de Pesquisa Etnomatemática em Maputo. Foi Presidente da Comissão Instaladora da Universidade Lúrio, a terceira universidade pública de Moçambique, com sede em Nampula. Ao nível internacional é, desde 1986, Presidente da Comissão para a História da Matemática em África e foi Presidente da Associação Internacional para Ciência e Diversidade Cultural (2001-2005). Desde 2000 é Presidente do Grupo Internacional de Estudo da Etnomatemática. É membro da Academia Internacional para a História da Ciência e, em 2005, foi eleito Vice-Presidente da Academia Africana de Ciências (re-eleito em 2011). Escreveu diversos livros sobre geometria, cultura, educação e história da matemática, tendo recebido vários prémios.

 

Jesper Lützen (Denmark)

Jesper Lützen graduated in 1976 from the University of Aarhus with a master’s degree in mathematics and physics. In 1980 he received a PhD in history of science for a thesis on the Prehistory of the Theory of Distributions, and in 1990 he got a large Doctoral degree for a thesis entitled: Joseph Liouville 1809-1882: Master of Pure and Applied Mathematics. Both theses have been published by Springer. He has done research in the history of mathematics, in particular in the 19th century and its interactions with physics. In 2005 he published a book on Heinrich Hertz’ Principles of Mechanics. Lately he has been occupied with research on the changing role of impossibility theorems in mathematics.

MESAS REDONDAS PLENÁRIAS

Luis Carlos Arboleda (Colombia)

Estudos de Licenciatura em Matemática e Física na Universidade del Valle (1968) e de Licenciatura em Matemática na Universidade de Santiago de Cali (1970). Especialização em Lógica e Epistemología da Ciência no Instituto de História das Ciências na Academia de Ciências de Varsovia (1976). Doutorado e Mestrado (DEA) em História das Culturas, os Saberes e a Educação na École des Hautes Études en Sciences Sociales de París (1980). Tese sobre a "Contribución de Fréchet a los Orígenes de la Topología General". Investigação de pósdoutorado em História Social das Ciências no Centro de Estudos Históricos do CSIC-Madrid, sobre "La Traducción Inédita dos "Principia" de Newton por Mutis en la Nueva Granada circa 1772". Professor e investigador do Instituto de Educação e Pedagogia da Universidade do Valle. Membro do Grupo de História da Matemática da Universidade del Valle. Linhas principais de investigação e docência: História e Filosofia da Matemática; Apropiação da História da Educação Matemática e História da Matemática na Colômbia. Outros campos de interesse acadêmico: Política e Gestão da Investigação e  o Desenvolvimento Tecnológico; Ciência e Diversidade Cultural.

Luis Moreno Armella (México-Colombia)

Luis Moreno-Armella é professor titular da Cinvestav do México. Foi assessor internacional do Ministério de Educação Nacional da Colômbia e membro fundador do Kaput Center da Universidade de Massachusetts. É Editor Associado de MTL, Mathematical Thinking and Learning, e recentemente editou um número especial, com S. Hegedus, da revista ZDM, Transforming Mathematics Education through the Use of Dynamic Mathematics Technologies

Dirigiu 21 teses de mestrado e 8 de doutorado. 

Seu interesse de investigação são sobre entornos digitais com o propósito de desenvolver meios de ensino sobre ideias  fundacionais de matemática e epistemologia correspondente com os novos sistemas semióticos de representação. 

Autor de mais de 100 publicações internacionais incluindo capítulos no Handbook of International Research in Mathematics Education, 2nd edition; L. English (ed. 2008) e em Theories of Mathematics Education: Seeking New Frontiers. Springer, 2010.

Marcelo Borba (Brasil)

Licenciado en Matemática pela Universidade Federal de Río de Janeiro UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Río Claro, Sao Paulo, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Atualmente é professor do Programa de Pós graduação em Educação Matemática da UNESP, Río Claro, e coordenador do grupo de investigação GPIMEM. Em intervalos curtos de tempo, realizou estâncias de pós doutorado, foi professor visitante e deu conferências nos Estados Unidos, México, Argentina, Dinamarca, Canadá, Mozambique, Islandia, Inglaterra e em Nova Zelândia. Foi Vice-Presidente do PME do ICMI de 2007 até 2009. É também autor de diversos artigos e livros dentro e fora do Brasil e participa em diversas comissões tanto nacionais como internacionais. De 2007 a 2008 foi suplente do comitê assessor de Educação do  Conselho Nacional de Investigações do Brasil CNPq, e titular do mesmo desde  2008 até 2011.

Tania M. M. Campos (Brasil)

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC/SP, doutorado em Matemática pela Universidade de Montpellier, França em 1979, pós doutorado em Matemática no Birbeck College da Universidade de Londres em 1991 e em Educação Matemática pela Universidade de Oxford em 2007. É coordenadora do Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN desde 2006.  É membro de corpo científico de periódicos nacionais e internacionais. Tem trabalhos publicados em periódicos arbitrados na área de Matemática e Educação Matemática e em anais de Congressos. É autora e organizadora de livros de Educação Matemática. Foi Presidente da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 1998 a 2001. Foi representante adjunta da área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES de 2001 a 2007. Esteve na liderança das primeiras edições dos eventos brasileiros na área de Educação Matemática: I ENEM, I SIPEM, I Cabri World. Participa de comitês de eventos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na coordenação de projetos de Pesquisa de Cooperação Nacional e Internacional e de grandes projetos governamentais de formação continuada para professores de matemática. 

Dario Fiorentini (Brasil)

Licenciado em Matemática com Mestrado em Matemática Aplicada e Doutorado em Educação (Unicamp). Atualmente é docente-investigador atuando na formação de professores e investigadores em cursos de Mestrado e doutorado em Educação (Unicamp, Campinas/Brasil) na linha  "Saberes docentes e formação e desenvolvimento profissional de professores", con ênfase em matemática. Dirigiu 11 teses de mestrado e 13 de doutorado. Coordena os Grupos de Investigação PRAPEM (Prática Pedagógica em Matemática), GEPFPM (Grupo de Estudos/Investigação sobre Formação de Docentes em Matemática) e GdS (Grupo de Sábado). Publicou 9 livros (com colegas), 25 capítulos de livros e mais de 80 artigos em revistas nacionais e internacionais e em anais de congressos científicos. Foi diretor da Revista Zetetiké e atualmente participa da Comissão Brasileira de Avaliação de Programas de Pós-Graduação. Internacionalmente, mantém intercâmbio de estudos com Argentina e Colômbia e assessora projetos/programas de investigação e formação docente em Portugal e Guatemala.

Claudia Groenwald (Brasil)

Graduada em matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1984), com especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontificia de Salamanca na Espanha (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Rio Grande do Sul, professora titular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Trabalha nos cursos de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Tem uma ampla experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação contínua e ensino e aprendizagem. Algumas publicações recentes: Sequência Didática com Análise Combinatória no Padrão SCORM, Bolema (Rio Claro)jcr, v. 34, p. 1, 2009 (con Zoch, L. N. ; Homa, A. I. R.); Códigos e senhas no Ensino Básico. Educação Matemática en Revista (Rio Grande do Suljcrl), v. 10, p. 1-1, 2009. (com Franke, Rosvita Fuelber ; Olgin, C. A.); Currículo de matemática e o tema criptografia no ensino médio, Educação Matemática en Revista (Rio Grande do Sul), v. 9, p. 51-58, 2007 (con Franke, Rosvita F.).

Salvador Llinares (Espanha)

Licenciado em Matemática pela Universidade de Valência (Espanha), doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Sevilla (Espanha), Catedrático em Didática da Matemática pela Universidade de Alicante (Espanha). Foi presidente da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM), e é director do Departamento de Inovação e Formação em Didática (DIFD) e coordenador do grupo de investigação "Investigação e Formação em Didática" na Universidade de Alicante (Espanha). 

Publicou capítulos em monografías internacionais sobre formação de professores de matemática em Beliefs: A hidden variable in Mathematics Education? Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education, The International Handbook of Mathematics Teacher Education. Publicou artigos em diferentes revistas científicas de âmbito internacional como o Journal of Mathematics Teacher Education, International Journal of Science and Mathematics Education, Instructional Science, Teachers and Teaching, Enseñanza de las ciencias, Revista Latinoamericana de Investigación Educativa (RELIME), Educación Matemáticae  Zetetike.

Ministrou cursos, seminários e conferências na Argentina, Brasil, Colômbia, México, Portugal, Italia, Suiza e Dinamarca.

Fidel Oteiza (Chile)

Fidel Oteiza é chileno. É Mestre em Educação Matemática (1970) e Doutor em Currículo e Instrução  (1976, Universidade do Estado de Pensilvania, USA). Foi professor na Universidade Católica do Chile (1967/75). Atualmente é professor titular do Departamento de Matemática e Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Santiago, no Chile. É diretor do Centro COMENIUS para inovação em educação, diretor do Centro ZOND USACH do Projeto Nacional ENLACES. Professor titular do programa de doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Foi consultor na Universidade Nacional Experimental Simón Rodríguez, Caracas - Venezuela (1977/80), na Organização Internacional do Trabalho (OIT) (nov./1980); na Organização dos Estados Americanos (OEA) (1983/84); na Oficina Regional de Educação para a América Latina e do Caribe (OREAL/UNESCO) (ago./1985); na Organização das Nações Unidas - FAO (1985/86) e no Ministério de Educação do Chile (1993/96). Co-autor de livros, vários artigos publicados sobre ensino a distancia, matemática e tecnologia, informática e educação. Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Chilena de Educação Matemática, presidente da Associação Chilena de Informática e Computação  na Educação (ACHICE), presidente do Comitê Interamericano de Educação Matemática (1995/99) e membro do Nacional Council de professores de matemática do EEUU.

Luz Manuel Santos (México)

É professor-investigador do departamento de matemática educativa do Centro de Investigação e  de Estudos Avançados, do Instituto Politécnico Nacional (Cinvestav-IPN). Realizou seus estudos de doutorado da Universidade de British Columbia, Canadá e realizou uma estância pósdoutoral na Universidade da California Berkeley. Sua área de investigação se relaciona com o estudo dos processos, recursos, estratégias e conceitualizações que os professores e estudantes desenvolvem em ambientes de resolução de problemas que promovem o emprego sistemático de ferramentas computacionais. Dirigiu vários projetos de investigação sobre o uso da tecnologia na resolução de problemas. Foi professor convidado em várias universidades dos EUA, Canadá, Espanha e França.

Patrick Scott (Estados Unidos)

Atualmente é Diretor de Divisão de Políticas e Programa de Pré escolar até o Pós graduação do Departamento de Educação Superior do estado do Novo México. 

Patrick Scott, aposentou-se em 2006 da Universidade Estatal do Novo México onde trabalhou como Professor de Educação Matemática Bilingüe da Facultade de Educação. Se aposentou para trabalhar na criação da Oficina de Matemática e  Ciências do Departamento de Educação Pública do estado do Novo México. É Vice Presidente do Comitê Interamericano de Educação Matemática (CIAEM), Presidente da Comissão de Instrução em Matemática dos Estados Unidos, e Representante Internacional do Conselho Nacional de Professores de Matemática (NCTM). Recebeu um doutorado em Educação Matemática da Universidade de Columbia em Nova York e uma Licenciatura em Matemática da Universidade de Stanford. 

Trabalhou na Bolívia, Chile, Guatemala e Honduras.

Jhony Villa (Colombia)

Jhony Alexander Villa Ochoa, es Licenciado en Matemáticas y física, especialista en enseñanza de las matemáticas, Magister en Educación (matemática) y actualmente candidato a doctor en Educación (Matemática) de la Universidad de Antioquia en Medellín, Colombia. Ha sido docente de la Universidad de Antioquia en donde ha dirigido algunos trabajos de investigación en los niveles de Pregrado y Maestría; actualmente se desempeña como profesor de tiempo completo en el Departamento de Ciencias Básicas de la Universidad de Medellín-Colombia.

Entre sus áreas de interés se encuentran la modelación en Educación Matemática, la resolución de problemas, la incorporación de la Tecnología en Educación Matemática y el desarrollo del pensamiento variacional. Es miembro fundador y actual coordinador de la Red colombiana de modelación en Educación Matemática (recomem). Es evaluador de algunas revistas colombianas que publican en el área de Educación Matemática, docente de la Maestría en Educación de la Universidad de Antioquia y de la Maestría en Educación Matemática de la Universidad de Medellín.

Es miembro de los grupos de investigación SUMMA-Universidad de Medellín; Educación Matemática e Historia-Universidad de Antioquia y del GPIMEM (Grupo de pesquisa em informática, outras midias e Educação Matemática) de la Universidade Estadual Paulista (UNESP) en Rio Claro-SP, Brasil. Ha publicado cerca de diez artículos en revistas colombianas e internacionales en el área de Educación Matemática y participado en diferentes eventos académicos tanto a nivel nacional como internacional. 

 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

   

   Logomarca CNPq  facepe